Glossário

Aqui irá encontrar uma seleção de algumas palavras que são usadas para falar dos media e de publicidade. Se existirem outras que gostaria de ver acrescentadas aqui, faça o favor de nos contactar.

Adblocking – a utilização de um programa que permite os utilizadores de internet de bloquear o aparecimento de anúncios no ecrã quando navega na internet.

Banner – anúncio gráfico apresentado quando os utilizadores visitam um determinado sítio na internet. Estes também se podem encontrar sob a forma de vídeo.

Browser – programa desenvolvido para permitir a navegação pela internet

Blog – um website atualizado regularmente e cronologicamente pelo autor onde o mesmo apresenta os seus pontos de vista e opiniões.

Cookie – informação guardada no computador do utilizador sempre que visita um website, por forma a reconhecer as preferências e os detalhes do seu utilizador numa futura visita ao mesmo website.

Copy – todas as palavras proferidas ou escritas num anúncio publicitário.

Direct mail – material publicitário ou de marketing enviado para os consumidores para casa e ou local de trabalho.

Home page – página de entrada ou pagina principal de um sitio na internet

Impressão/Impacto – unidade de medida da identificação de um anúncio pelo público.

Inserção – publicidade impressa inserida em publicações impressas.

Jornalismo Cidadão, ou Jornalismo Colaborativo, Jornalismo Open Source ou ainda Jornalismo Participativo – é uma ideia de jornalismo na qual o conteúdo (texto + imagem + som + vídeo) é produzido por cidadãos sem formação jornalística. Exemplos incluem o fornecimento de imagens ou filmes de acontecimentos a jornais ou televisões ou a reportagem de acontecimentos em blogs.

Marketing – técnica para incentivar as pessoas a comprarem um produto e ou serviço.

Marketing de guerrilha – marketing não convencional ou truques utilizados para atrair o máximo de atenção.

Marketing de proximidade – Localizado perto de lojas, cartazes, em paragens de autocarro ou outros locais públicos, o marketing de proximidade utiliza a tecnologia Bluetooth para enviar mensagens publicitárias personalizadas para os telemóveis das pessoas.

Marketing viral – estratégia de marketing que incentiva o público a partilhar o conteúdo visualizado. Exemplos incluem pequenos filmes enviados por e-mail.

Media – palavra utilizada para descrever meios de comunicação como jornais, televisão, rádio, internet e outras formas de receber informação.

Micro site – pequeno sítio na internet com informação muito específica. Muitas vezes usado para promover novos produtos.

Mouse roll over – utilizado em anúncios on-line. Quando os visitantes deslocam o cursor sobre um anúncio e é acionado um efeito de animação ou som para atrair a atenção.

New media – novas formas digitais e online de receber informações.

Notoriedade de marca – a extensão de conhecimento que o público tem de um produto, empresa ou marca.

Outdoor – cartazes colocados em ambientes exteriores.

Pop-up – anúncio on-line que aparece numa nova janela em frente ao conteúdo da web que está a ser visualizado.

Publicidade – a publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de empresas, produtos ou serviços.

Publireportagem – anúncio com a aparência de um artigo de notícias ou editorial numa publicação impressa.

Publicidade contextual – publicidade encontrada no ambiente à nossa volta – tal como anúncios impressos no verso dos bilhetes do cinema, autocolantes no chão das lojas, publicidade nos carrinhos de supermercado, entre muitos outros.

Quota de audiência – normalmente utilizada para se referir à audiência de televisão,  indica a extensão do público espectador que assiste a um determinado canal ou programa.

Skyscraper ad – anúncio que aparece no topo de uma página web.

SMS – Significa “Short Messaging Servisse”, ou seja Serviço de Mensagens Curtas e é usado para enviar mensagens de texto entre telemóveis.

Social Marketing – Marketing e publicidade que atinge os potenciais consumidores através das redes sociais.

Spam – emails não solicitados e não desejados, frequentemente usados para vender.

Splash page – página de uma marca, geralmente muito animada, apresentada antes de entrar home page de um sítio na internet.

Sponsorship – ou Patrocínio, é o pagamento para fazer publicidade relacionada com um evento ou programa e que suporta e financia o evento ou a produção do programa. Exemplos: patrocínios de programas de televisão ou eventos desportivos.

Teaser – Anúncio que visa gerar curiosidade e interesse.

Telemarketing – técnica de marketing que utiliza o  telefone para promover e vender produtos e serviços.

Website – sítio na internet

Menu

Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies. mais informações

Ao navegar no site estará a consentir a utilização de cookies. Para obter mais informação acerca de cookies e da forma como são utilizados no website da Media Smart, visite a nossa página de "Política de Cookies" ou a página de "Política de Privacidade".

Fechar