Media Smart ajuda pais e professores a explicarem publicidade às crianças

De que modo podem os pais, professores e educadores explicar às crianças e aos adolescentes que os corpos e as imagens que aparecem nos anúncios publicitários das marcas não devem ser encarados como ideais, conferindo-lhes capacidade de interpretação dos objetivos daquelas mensagens comerciais? As respostas surgem já no próximo dia 25 de maio, no seminário “Imagem corporal e autoestima – Representação pessoal e media”, organizado pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) no âmbito do seu Programa Media Smart.

No evento, que vai decorrer nas instalações da Direção-Geral da Educação, em Lisboa, será dinamizado por uma especialista do Programa Media Smart o workshop “Autoestima e imagem corporal: Como abordar o tema em contexto educativo?”. Posteriormente, o seminário contará com a presença de uma psicóloga (Amélia Caldeira Ribeiro), de uma nutricionista (Maria Paes de Vasconcelos) e de uma atriz (Sandra Barata Belo) que, em formato de mesa redonda e com base nas suas experiências profissionais, vão debater o tema (ver programa completo em baixo).

Com entrada livre, mediante inscrição prévia, este evento dirige-se a pais, a educadores e a professores, que pretendam conhecer o programa Media Smart e que queiram contactar com as temáticas da imagem corporal e da autoestima, enquanto tendências sociais a serem interpretadas e esclarecidas nos media.

Para Manuela Botelho, secretária-geral da APAN, “a imagem corporal tem estado na ordem do dia, enquanto questão proeminente para a gestão da autoestima. A tecnologia e as tendências sociais atuais aumentaram o acesso das crianças e dos jovens aos media e à publicidade, criando novos estigmas que importa compreender e clarificar.”

Este seminário, acrescenta a mesma responsável, “beneficiará da troca de reflexões entre protagonistas das áreas da psicologia, do entretenimento e da nutrição, no qual serão abordados distintos ângulos de análise que devem ser tidos em conta para apoiar o pensamento crítico e, consequentemente, a interpretação que crianças e jovens fazem da realidade veiculada nas redes sociais e nos meios de comunicação social.”

A edição do seminário “Imagem corporal e autoestima – Representação pessoal e media” inclui-se no conjunto de ações desenvolvidas em Portugal, no âmbito do Programa Media Smart que a APAN, em cooperação com diversos patrocinadores e apoiantes, incluindo o Governo Português, desenvolve para educar e habilitar as crianças e os adolescentes a interpretar a publicidade, através do desenvolvimento das suas aptidões para interpretar e para compreender as mensagens vinculadas nos anúncios.

Evento: Seminário “Imagem corporal e autoestima – Representação pessoal e media”
Data: 25 de Maio
Hora: 16h-18h
Local: Direção-Geral da Educação
Av. 24 de Julho, 140
Lisboa
Inscrições: mediasmart@apan.pt até 24 de Maio.

Programa
16h – Recepção e acreditação.
16.15h – Abertura | Manuela Botelho, Secretária-geral da APAN.
16.30h – Autoestima e imagem corporal: Como abordar o tema em contexto educativo?
Susana Paiva, Coordenadora do programa Media Smart-APAN.
17h – Mesa redonda: Autoestima e imagem corporal.
Amélia Caldeira Ribeiro (psicóloga).
Maria Paes de Vasconcelos (nutricionista).
Sandra Barata Belo (atriz).
18h – Notas finais e encerramento | João Carlos Sousa
Diretor de Serviços de Projetos Educativos, Direção-Geral da Educação.

, , ,

Related Posts

Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies. mais informações

Ao navegar no site estará a consentir a utilização de cookies. Para obter mais informação acerca de cookies e da forma como são utilizados no website da Media Smart, visite a nossa página de "Política de Cookies" ou a página de "Política de Privacidade".

Fechar