As crianças de hoje vivem num mundo onde a publicidade está permanentemente presente. Ela ocupa um lugar importante nas suas vidas, nas suas brincadeiras, nas suas conversas e faz parte da sua cultura. A criança deve tomar consciência que a publicidade comercial e não comercial nos diferentes meios de comunicação propõe uma reconstrução da realidade através da linguagem e de imagens específicas.

Ainda que nem todas as mensagens lhes sejam dirigidas, as crianças deverão ser capaz de as interpretar para que a sua resposta possa resultar em escolhas informadas. À medida que a criança vai crescendo, vai também refinando essas capacidades, utilizando-as de diversas formas, quer enquanto indivíduo quer enquanto consumidor.

O programa Media Smart é composto por material didático que visa a compreensão da publicidade e das mensagens de sensibilização comercial e não comercial. O Programa Media Smart tem como objetivo desenvolver o sentido critico das crianças, logo desde muito novas, tornando-as capazes de compreender as mensagens publicitárias que lhe são dirigidas. Os temas apresentados neste programa bem como as atividades associadas têm como objetivo dar-lhes as ferramentas necessárias a uma tomada de consciência sobre as estratégias publicitárias, permitindo-lhes decisões e opiniões mais informadas.

As crianças evoluem de forma diferente. Quando começam a ver televisão, por exemplo, as crianças encontram sentidos diferentes naquilo que vêm em função da sua história, da sua cultura e da sua maturidade.

Em cada uma das atividades do programa Media Smart o principal foco é uma integração crítica (sessões plenárias com discussões, reflexões e análises em grupo). Neste sentido o Media Smart facilita também a sociabilização: cada criança terá oportunidade de se exprimir, de confrontar as suas novas ideias com as dos outros e formar uma opinião sobre o mundo mediatizado em que vive. Com efeito, outro dos objetivos é fazer compreender que nos planos social e cultural, as crianças não estão igualmente desenvolvidas face aos media.

O Media Smart é uma iniciativa da APAN – Associação Portuguesa de Anunciantes, que reconheceu dever dar o seu contributo no desenvolvimento da literacia mediática das crianças desde muito cedo.

Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies. mais informações

Ao navegar no site estará a consentir a utilização de cookies. Para obter mais informação acerca de cookies e da forma como são utilizados no website da Media Smart, visite a nossa página de "Política de Cookies" ou a página de "Política de Privacidade".

Fechar