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MEDIA SMART - O Programa
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O Programa

Media Smart é um programa sem fins lucrativos de literacia sobre a publicidade nos diversos media (meios de comunicação social), destinado a crianças entre os 7 e os 11 anos de idade.

O objetivo do Media Smart é fornecer às crianças ferramentas que as ajudem a compreender e interpretar a publicidade, preparando-as para fazerem escolhas informadas.

O Media Smart desenvolve e fornece gratuitamente materiais para fins educativos às escolas primárias onde se ensina as crianças a pensar de forma crítica sobre a publicidade no contexto das suas vidas diárias.

O Media Smart é a primeira iniciativa do género a ser lançada em Portugal. É patrocinada pela indústria e apoiada pelo Governo Português.

Toda esta informação está acessível através do link : http://videos.sapo.pt/jrN6y406awHgcgEJuNil
 
     
     
 

.pdf (171.11 Kb)

 
     
     
 

O que é?

Existem vários estudos que confirmam que o nível de maturidade das crianças e a sua capacidade de adquirir sentido crítico dependem das circunstâncias culturais, económicas e sociais em que se desenvolvem. Um programa de literacia sobre a publicidade, como o Media Smart, ajuda professores e pais a fornecer essas competências mais rapidamente e de forma mais eficaz. O Media Smart pretende ajudar as crianças a desenvolver capacidades de compreensão e interpretação da publicidade desde muito cedo. Os materiais do programa Media Smart foram elaborados de forma a desenvolver as capacidades das crianças para ler, compreender, apresentar, discutir e escrever sobre anúncios em papel, bem como em imagem fixa e /ou movimento.

Este programa está implantado no Reino Unido desde 2002 com reconhecido sucesso e foi adaptado para a realidade portuguesa com o apoio de um Grupo de Peritos em diversas áreas. O Media Smart dispõe do seguinte material dirigido às crianças, pais e educadores e professores:
  • Dossier "Para um público esperto, um olhar mais desperto", que inclui um manual para professores, fichas de exercícios para os alunos e um DVD
  • Folheto para os pais
  • Um site associado com áreas especializadas para as crianças, pais/educadores e professores
  • Vídeo explicativo sobre o Media Smart

 

 
     
     
   
     
     
 

5 ANOS A PROMOVER A LITERACIA SOBRE PUBLICIDADE

Desde 2008 que o Programa MediaSmart tem vindo a capacitar os mais jovens a compreenderem as mensagens que a publicidade traz à sua vida diária. As marcas anunciantes associadas da APAN entenderam esta missão como um contributo para a liberdade de escolha dos mais jovens.
Na medida em que o acesso e compreensão da informação que a publicidade veicula, quando tratada de forma credível através das ferramentas que o Programa disponibiliza é extraordinariamente importante para a formação de cidadãos livres nas suas escolhas, e já foram impactados até hoje 150.000 jovens dos 7 aos 11 anos em Portugal com os materiais MediaSmart, estes cinco anos foram muito gratificantes pelo trabalho desenvolvido. 
Não podemos baixar os braços pois verificamos grandes mudanças na forma de viver em sociedade, nos hábitos de consumo e no aumento de veículos de comunicação e informação, nem sempre credível, a que os mais jovens acedem. 
Aumenta, assim, a nossa responsabilidade no sentido de continuar activos na promoção de uma literacia que se revelou essencial para que no seio da sua família e comunidade estes jovens se tornem membros mais esclarecidos e assim, mais livres nas suas decisões, possam também contribuir para uma sociedade mais transparente, porque há valores que se incutem desde a infância.
O programa tem sido bastante divulgado e no nosso site podem ser acompanhadas as muitas acções que tem sido desenvolvidas, das quais destaco:
− Lançamento do Módulo Digital que integra um conjunto alargado de conteúdos pedagógicos sobre a promoção de produtos, marcas ou serviços na Internet e noutras plataformas digitais, como os telemóveis, emails ou jogos.
− Lançamento de uma Lição dedicada à Imagem Corporal e a Auto-Estima que ajuda os professores e os pais a abordar o impacto da publicidade na auto-estima das crianças, e na forma como vêem o seu corpo, em linha com as referências e padrões que lhes chegam através da comunicação comercial;
− A parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares para  disponibilizar os Materiais Media Smart a todas as Bibliotecas Escolares tendo sido entregues mais de 50 conjuntos dos 3 módulos.
− A Assinatura de Protocolo com a DGE – a Direção Geral de Educação reconhece o Media Smart como um programa de eleição e referência para o meio escolar tendo acolhido no seu próprio site um Webinar sobre o programa Media Smart;
− A Presença no 2º Congresso de Literacia, Media e Cidadania, onde foi feita a entrega pública dos prémios às Escolas do 1º e 2ª Ciclo vencedoras do concurso Media Smart do ano letivo 2012-2013, com oferta de 1.000 Euros para aquisição de material Escolar, oferta da Escola Virtual da Porto Editora para os alunos, bem como a oferta de livros para os Professores que os acompanharam no desenvolvimento da Campanha. 
− O Protocolo com a Universidade Católica com o objetivo de criar uma plataforma de e-learning dirigida aos professores do 1º e 2º Ciclos, explicando como dar uma Aula Media Smart e, dessa forma, obterem créditos para progressão na carreira.
− A disponibilizar um Canal Media Smart na Plataforma Meo Kanal com conteúdos de relevo para os professores e meio Académico, disponível  24 horas por dia.
Aqui chegados, e contando com o empenho de uma Equipa extraordinária, de toda a Organização e o apoio determinante da APAN e das suas associadas, vamos continuar a trabalhar para que os próximos cinco anos permitam capacitar cada vez mais jovens e que o  Programa MediaSmart se firme como um Programa de Literacia inevitável em todas as Escolas portuguesas!

Suzana Ferreira
10 de Setembro de 2013
 
     
 

MEDIA SMART - Comunicação
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ARTIGO DE OPINIAO SET 2009

36 Kb .doc

  Dr. Pedro Ribeiro da Silva

ARTIGO DE OPINIAO JUNHO 2009

24 Kb .doc

  Drª. Maria Luiza Vaz Pinto

ARTIGO DE OPINIAO JAN. 2009

121.92 Kb .pdf

  Prof. Roberto Carneiro

ARTIGO DE OPINIAO FEV. 2009

898.25 Kb .pdf

  Prof. Manuel Rangel

ARTIGO DE OPINIAO MAR. 2009

39.5 Kb .doc

  Dr. Georg Dutschke

DISCURSO 31 OUT. 2007

16.81 Kb .pdf

  Dra. Isabel Oliveira

DISCURSO 31 OUT. 2007

25.04 Kb .pdf

  Dra. Maria Paula Garcia

DISCURSO 31 OUT. 2007

29.07 Kb .pdf

  Dra. Teresa Ribeiro

DISCURSO DE ABERTURA 31 OUT 2007

121.92 Kb .pdf

  Prof. Roberto Carneiro

     
 

Faça download dos novos resultados Media Smart

.pdf (142.84 Kb)

 
     
     
 

Comunicação - Media Smart

O programa Media Smart, de ensino da publicidade aos mais novos, está a ser adotado em 2174 escolas nacionais. Lançado em Fevereiro de 2008 no País, a adesão que teve ultrapassou as expectativas e cerca de 32 por cento das escolas já solicitaram os materiais de forma a integrarem o programa nas suas actividades curriculares ou extracurriculares.




Portugal assume assim um lugar pioneiro no desenvolvimento do programa Media Smart, sendo o único país da Europa a atingir uma taxa de penetração de 30 por cento do total de escolas, durante o primeiro ano de implementação. E apesar de ser o país que está a desenvolver o programa há menos tempo, a taxa de penetração do programa em Portugal já excedeu as registadas pela Suécia, Bélgica e Hungria.



Os bons resultados traduzem-se na forte adesão que o Media Smart tem registado desde Fevereiro de 2008, para a qual têm contribuído os esforços desenvolvidos tanto pela APAN, como também por todas as entidades públicas e privadas interessadas na temática literacia para os media.
 
     
 

MEDIA SMART - Porquê?
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Recém nascidos
(0 meses a 18 anos)
Captam essencialmente fragmentos de sons e de cores. Breves momentos de atenção.

Primeira infância
(18 meses a 3 anos)
Retiram um sentido limitado do que vêem. Capazes de reproduzir o que vêem e entenderam.

Crianças em idade pré-escolar
(3 a 5 anos)
Procuram ativamente o sentido das coisas. Propensos à ação e à surpresa.

Crianças do ensino primário
(6 a 12 anos)
Expostos a conteúdos mais orientados para adultos. Começam a identificar-se com os personagens televisivos e são capazes de seguir uma intriga.

Adolescentes
(12 a 18 anos)
Tornam-se telespectadores mais independentes. Os rapazes passam mais tempo dos que as raparigas em frente à televisão e jogos de vídeo.
 
     
     
 

Porquê? As crianças de hoje vivem num mundo onde a publicidade está permanentemente presente. Ela ocupa um lugar importante nas suas vidas, nas suas brincadeiras, nas suas conversas e faz parte da sua cultura. A criança deve tomar consciência que a publicidade comercial e não comercial nos diferentes meios de comunicação propõe uma reconstrução da realidade através da linguagem e de imagens específicas.

 
     
     
 
O programa Media Smart é composto por material didático que visa a compreensão da publicidade e das mensagens de sensibilização nos diferentes meios de comunicação. O seu objetivo é tornar cada criança capaz de compreender a situação em que se encontra sempre que é destinatária de uma mensagem publicitária. Os temas apresentados neste programa bem como as atividades associadas têm como objetivo dar-lhes as ferramentas necessárias à sua tomada de consciência para assim adquirirem uma visão mais crítica da publicidade.
O programa Media Smart tem objetivos exclusivamente didáticos na sua vontade de conduzir a criança a uma perceção prudente e crítica da mensagem publicitária. A publicidade é indissociável da nossa vida: ela tanto pode realçar as qualidades de um produto ou serviço – publicidade comercial – como pode informar e sensibilizar a população para problemas graves como a segurança rodoviária, perigos do tabaco, etc., com o propósito de promover a mudança atitudes e comportamentos – publicidade não comercial.
O Media Smart aborda estes dois ângulos de reflexão através de diferentes tipos de imagem e linguagem, tendo como base o princípio de que estas mensagens transmitem informação importante.
As crianças evoluem de forma diferente. Quando começam a ver televisão, por exemplo, as crianças encontram sentidos diferentes naquilo que vêm em função da sua história, da sua cultura e da sua maturidade. No entanto, de uma forma geral os hábitos televisivos apresentam-se da seguinte forma:
 
     
 

Em cada uma das atividades do programa Media Smart o principal foco é na interpretação crítica (sessões plenárias com discussões, reflexões e análises em grupo). Neste sentido o Media Smart facilita também a sociabilização: cada criança terá oportunidade de se exprimir, de confrontar as suas ideias novas com as dos outros e formar uma opinião sobre o mundo mediatizado em que vive. Com efeito, outro dos objetivos é fazer compreender que nos planos social e cultural, as crianças não tão iguais em relação aos media quanto à vida.
Acima de tudo o programa Media Smart é um método de ensino que os educadores (professores e pais) podem adequar de acordo com a sua vontade pessoal. Cada professor é livre de utilizar aquilo que lhe parece interessante ou adaptável à sua disciplina e pode mesmo estender a reflexão a casos com os quais as crianças são confrontadas diariamente. 
 
     
 

MEDIA SMART - Para Quem?
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Para Quem?

As crianças crescem hoje num ambiente onde não só os diversos media estão mais acessíveis, como elas próprias têm cada vez mais capacidade para decidir sobre o seu “consumo”.
 
Diariamente estão expostas a uma variedade de meios de comunicação, alguns deles contendo mensagens complexas. Os media desempenham hoje um papel muito importante nas vidas das crianças; elas vêm programas e anúncios televisivos, cartazes de rua, revistas e jornais, vídeos e DVD’s, têm telemóveis e acedem à Internet.

Ainda que nem todas as mensagens lhes sejam dirigidas, as crianças deverão ser capaz de as interpretar para que a sua resposta possa resultar em escolhas informadas. À medida que a criança vai crescendo, vai também refinando essas capacidades, utilizando-as de diversas formas, quer enquanto indivíduo quer enquanto consumidor.
 
     
 

MEDIA SMART - A Organização
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Presidente – Dra. Suzana Ferreira
O Presidente do Media Smart é nomeado pela Direção da APAN e tem como principal atribuição garantir o cumprimento da missão do Media Smart.
Empresta o seu prestígio pessoal e profissional ao programa, garantindo a total isenção do mesmo, relativamente às marcas das empresas patrocinadoras, representadas no Comité de Direção (Indústria, Agências e Meios). Representa e divulga o programa ao mais alto nível dos diferentes stakeholders, procurando aumentar o número de apoiantes do programa. Trabalha de perto com o Serviço de Secretariado.
 
Comité de Direção
O Comité de Direção é formado pelos representantes de todas as empresas e entidades patrocinadoras do programa. É responsável por aprovar a Estratégia do Media Smart e o Plano de Atividades Anual. Reúne pelo menos quatro vezes ao ano.
 
Serviço de Secretariado
O Serviço de Secretariado garante a implementação do programa, relaciona-se com os patrocinadores agindo como um ponto de contacto permanente com futuros patrocinadores, com a imprensa e com os líderes de opinião. Garante o pleno funcionamento do programa, mantendo o site atualizado, dando resposta a questões colocadas pelas escolas, professores, pais e alunos. Promove e acompanha a criação de novos materiais e mantém-se em permanente contato com os Media Smart de toda a Europa.
 
Grupo de Peritos
O Grupo de Peritos decide sobre os objetivos pedagógicos do Media Smart, os materiais a utilizar e fornece todo o tipo de aconselhamento necessário ao bom funcionamento do Programa Media Smart. Reúne quatro vezes por ano mas está permanentemente disponível para contribuir de forma ativa para o sucesso da implementação do programa.
Contribui para o desenvolvimento de novos materiais e novos tópicos a juntar ao programa inicial, assegurando a confirmação e aprovação da qualidade do programa por parte do governo.
 
O Grupo de Peritos é constituído por:
Prof. Roberto Carneiro, Professor e Investigador da Universidade Católica Portuguesa
Dra. Teresa Pombo –  Técnica Superior , Direção Geral de Educação.
Dr. Pedro Ribeiro da Silva, Direcção-Geral da Saúde (DGS)
Dra. Gisela Serafim, Direção Geral do Consumidor (DGC)
Dr. Albino Almeida, Conf. Nacional das Associações de Pais (CONFAP)
Prof. Manuel Rangel, Professor e Especialista em Educação Básica
Prof. Carlos Neto, Diretor da Faculdade de Motricidade Humana
Prof. Georg Dutschke, Especialista em Marketing Infantil
Dra. Cecília Galvão, Psicóloga Infantil no Hospital D. Estefânia
Dra. Mónica Chaves, Especialista em Comunicação Infantil
Dra. Alexandra Bento, Presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN)
Dra. Maria Luíza Vaz Pinto, (AC Media)
 
     
 

MEDIA SMART - Patrocínios e Apoios
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PATROCÍNIOS

FERRERO IBÉRICA, S.A.

McDonald’s

MODELO CONTINENTE HIPERMERCADOS, S.A.

NESTLÉ PORTUGAL, S.A.

UNILEVER JERÓNIMO MARTINS, LDA

APOIOS

APAP - Associação Portuguesa de Empresas de Publicidade e Comunicação

APIMPRENSA, ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE IMPRENSA

BRANDKEY - SERVIÇOS DE MARKETING, S.A.

BYCOM - SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E DESIGN, LDA.

EXPRESSO

FILM BROKERS,LDA

INITIATIVE MEDIA - ACTIVIDADES PUBLICITÁRIAS, S.A.

PORTAL AEIOU

PORTO EDITORA, LDA.

PT COMUNICAÇÕES, S.A.

SAIR DA CASCA

SIC - SOCIEDADE INDEPENDENTE DE COMUNICAÇÃO

VISÃO

 

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