O programa Media Smart pode ser seguido em casa, com a ajuda dos pais.

Se queremos que as nossas crianças compreendam o mundo no qual crescem e que entendam o que as rodeia, é essencial ajuda-las a discernir e a desenvolverem um olhar crítico que lhes permita fazer escolhas conscientes na sua vida de cidadãos e de consumidores.

EDUCAR A CRIANÇA NUM MUNDO COMERCIAL

As crianças desenvolvem gradualmente as capacidades de que necessitam para negociar as coisas que querem. Até terem totalmente desenvolvidas essas competências, elas tendem a repetir os seus pedidos e essas insistências podem tornar-se difíceis de lidar;

Porque as crianças entre os 7 e 14 anos de idade ainda não tem o sistema cognitivo totalmente desenvolvido, necessitam de apoio para compreender as mensagens publicitárias que lhe são dirigidas ou outras que, não lhe sendo dirigidas, fazem parte do seu quotidiano.

Apesar da publicidade ter influência na vida das crianças, as decisões de compra são resultado de múltiplas influências, incluindo dos seus pares, da estrutura familiar e, mais importante, dos hábitos de compra dos pais.

Ao compreender o papel da publicidade na vida das crianças, os pais podem influenciar a forma como elas a vêm e entendem. Eles podem também ensinar as crianças a utilizar de forma correta a informação publicitária dos produtos ou serviços.

A publicidade é uma atividade bastante regulamentada. Se os pais ou educadores viram um anúncio que sintam que é enganador, indecente ou potencialmente perigoso, devem fazer ouvir as suas preocupações junto do ICAP ou da DGC

O PODER DAS CRIANÇAS NAS COMPRAS

Pressão Comercial

De uma forma geral os pais reconhecem o seu papel na formação dos seus filhos no sentido de se tornarem consumidores conscientes. As compras são resultado de discussões, compromissos, negociações e, em ultimo caso, decisão dos pais;

As crianças, por sua vez, utilizam uma variedade de métodos para persuadir os pais a comprarem determinados produtos. Apesar da publicidade influenciar as crianças, elas vêm na família, nos amigos e nos professores importantes fontes de influência das suas vidas.

Qualquer que seja a influência dos pais, existirão sempre conflitos entre os desejos das crianças e as decisões dos pais, relativamente a certos produtos. A melhor forma de lidar com essas difíceis situações é ter uma atitude positiva e pró-ativa em relação à situação sem diminuir ou ignorar a criança.

A publicidade é uma importante fonte de informação e a principal razão porque temos acesso a tanta escolha de produtos e serviços.

Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies. mais informações

Ao navegar no site estará a consentir a utilização de cookies. Para obter mais informação acerca de cookies e da forma como são utilizados no website da Media Smart, visite a nossa página de "Política de Cookies" ou a página de "Política de Privacidade".

Fechar