Os princípios chave da literacia em publicidade e nos media são preparar as crianças para pensarem e interpretarem de forma crítica aquilo que vêem, isto é, compreenderem porque gostam ou não de determinados programas ou estilos e relacionar essas preferências com pontos de referência morais ou intelectuais.
Media Literacia
Nas sociedades modernas as crianças crescem num ambiente saturado pelos media. São confrontadas diariamente por uma variedade de mensagens publicitárias: outdoors, imprensa, rádio, TV, internet, telemóveis, videogames, app’s e redes sociais.
O papel e o impacto que este complexo ambiente publicitário tem nas crianças continua a ser amplamente debatido.
Os investigadores consideram que a publicidade tem efeitos positivos nas crianças, tais como o desenvolvimento linguístico social e cognitivo originado pela relação ativa que desenvolvem com os media. A sua familiaridade com as novas tecnologias é destacado como um aspeto positivo.
Por outro lado é reconhecida, a preocupação relativamente ao consumo de publicidade com conteúdos impróprios para crianças , nomeadamente de natureza sexual ou violenta. As mensagens de marketing potencialmente enganosas são também cada vez mais mencionadas como um perigo.
Significa isto que a utilização dos media por parte das crianças tem que ser controlada de forma eficaz. A natureza deste controle é crucial , sendo desejável um equilíbrio saudável entre a proteção das crianças e o encorajamento do seu espírito crítico.