É globalmente reconhecido que a natureza comercial do mundo atual é relevante na forma como as crianças crescem.

A publicidade e a promoção são as áreas mais visíveis deste mundo comercial. Ajudar as crianças a compreender o que é a publicidade, os seus objetivos e como é que ela funciona é vital para assegurar que elas se tornem consumidores mais informados e mais críticos.

Desenvolver o sentido crítico das crianças desde muito novas é o grande propósito do Programa Media Smart.

Porque são os pais e educadores quem exerce maior influência sobre as crianças, o programa Media Smart pode ser acompanhado em casa da mesma forma que na escola.

Para além dos materiais pedagógicos dirigidos a professores e que fazem parte das atividades escolares, desenvolvemos também recursos para utilização em casa pelos pais – Guia sobre Imagem Corporal e Auto-estima e Guia sobre o Mundo Digital.

Adicionalmente disponibilizamos “dicas” para ajudar os pais a lidarem com a dificuldade que é explicar a uma criança porque não pode ter tudo o que quer.

É encorajando o seu(a) filho(a) a falar sobre os assuntos, que pode avaliar aquilo que ele compreende sobre que vê e ouve.

IMAGEM CORPORAL E AUTO ESTIMA

A imagem corporal tem estado na ordem do dia como uma questão importante, porque a tecnologia e as tendências sociais têm permitido um acesso cada vez maior dos jovens aos meios de comunicação e publicidade aumentando a sua exposição a imagens de um determinado tipo de corpo.

É fundamental que os educadores promovam a auto estima positiva das crianças ajudando-as a pensar criticamente sobre as imagens que vêm nos meios de comunicação social e a entender que elas são uma aspiração e não necessariamente realizáveis.

Este guia foi concebido para fornecer uma introdução sobre imagem corporal e publicidade, explicando como poderá desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de uma imagem corporal positiva nos jovens. Este recurso irá conter informação, aconselhamento e atividades que ajudam os adultos a dar aos jovens um forte sentido sobre o seu próprio valor e identidade.

Descarregue aqui este guia.

PUBLICIDADE E REDES  SOCIAIS

Hoje, os jovens crescem num mundo repleto de mensagens comerciais que tocam a maior parte das áreas da sua vida – logo, é mais importante do que nunca entender exatamente o que lhes está a ser sugerido, prometido e vendido.

Este guia preparado pelo Media Smart está organizado para proporcionar aos pais uma abrangente e envolvente introdução à publicidade e às redes sociais de forma a poderem partilhar e trabalhar em casa com os seus filhos.

Sabemos que os media digitais colocam imensos desafios às famílias modernas. Vamos dar-lhe a conhecer a terminologia, as razões pela qual existe publicidade nas redes sociais e quais as técnicas que têm vindo a ser utilizadas para conquistar a nossa atenção. Após esta leitura, esperamos que toda a sua família se sinta mais confiante, informada e segura online.

Descarregue aqui este guia.

MUNDO DIGITAL

As crianças estão a crescer rodeadas por um mundo digital cada vez mais desenvolvido. Mas a sua familiaridade e as suas competências no uso de novas tecnologias não significa, necessariamente, que estejam preparadas para lidar com elas de forma consciente e compreender como funciona esse novo mundo digital.

Este GUIA ajuda a entender as diferentes situações em que os seus filhos vão encontrar mensagens comerciais à medida que forem utilizando as diferentes plataformas e conteúdos digitais. Tem também como objetivo oferecer apoio aos pais e educadores sobre como abordar os conteúdos online com as crianças.

Descarregue aqui este guia.

Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies. mais informações

Ao navegar no site estará a consentir a utilização de cookies. Para obter mais informação acerca de cookies e da forma como são utilizados no website da Media Smart, visite a nossa página de "Política de Cookies" ou a página de "Política de Privacidade".

Fechar